Catálogo de Serviços Público

A gestão de serviços de Tecnologias de Informação no CEGER, adotando e adaptando as Boas Práticas do ITIL (Information Technology Infrastructure Library) e do standard internacional ISO 20 000, é garantida pela integração de um conjunto de processos formalmente instituídos.

A gestão de serviços contribui ainda para manifesta melhoria da Qualidade do Catálogo de Serviços tecnológicos prestados pelo Centro de Gestão da Rede Informática do Governo a todos os seus utilizadores.

1. Suporte Tecnológico à Rede Informática do Governo (RInG)

I. Serviços ao Governo

Serviços Base

  • Comunicação / Colaboração
  • Serviço de correio electrónico interno e externo
  • Serviço de acesso remoto ao correio via Webmail
  • Serviço de Sincronização de Correio com terminais do tipo PDA, Smartphones, Blackberry e telefones celulares
  • Serviço de acesso à Internet
  • Serviço de Voz por IP/Telefones IP
  • Serviço de acesso à Intranet
  • Serviço de acesso às Notícias da Lusa
  • Serviço de acesso a impressoras de rede
  • Serviço de acesso a pastas de rede

Suporte

  • Serviço de Recuperação de dados (Ficheiros e Correio Electrónico)
  • Serviço de "Aplicações de Escritório"
  • Serviço Service Desk
  • Serviços de Anti-Spam
  • Serviços de Anti-Vírus
  • Outros serviços de Segurança e Manutenção do ambiente de trabalho

Serviços Adicionais

Aplicação

  • Serviço Gestão Documental e Processual e arquivo de imagens digitalizadas
  • Serviço de envio de SMS’s (Mensagens Curtas)
  • Serviço de Agenda de RCM / RSE
  • Serviço de Ambiente de Terminais Windows nas reuniões de Conselho de Ministros e Secretários de Estado

Comunicação / Colaboração

  • Serviço de Acessos Remotos à RInG
  • Serviço Interno de comunicações instantâneas baseado no MS Messenger / MS Communicator

Suporte

  • Serviço de Suporte Tecnológico a Reuniões de Secretários de Estado
  • Serviço de Suporte Tecnológico a Reuniões de Conselho de Ministros
  • Serviço de Suporte Tecnológico nos Gabinetes do Governo e organismos equiparados

II. Serviços ao Sistema de Certificação Electrónica

Certificação

  • Serviço SCEE – Sistema de Certificação Electrónica do Estado
  • Serviço de Gestão da Entidade de Certificação Electrónica do Estado (ECEE)
  • Serviço de Gestão da Entidade Certificadora Comum do Estado (ECCE)
  • Serviço de Certificação Electrónica

III. Serviços de Supervisão das Plataformas Electrónicas

Entidade Supervisora das Plataformas Electrónicas no âmbito dos Contratos Públicos (ESPE)

  • Serviço de Certificação
  • Serviço de Auditoria
  • Outros serviços inerentes

IV. Serviços Projectos e-GOV

Aplicação

  • Serviço REDELEX – Rede do Procedimento Legislativo Electrónico

Comunicação / Colaboração

  • Serviço de Gestão de Domínios (DNS)
  • Serviço de Ligação a Organismos e Entidades Externas
  • Serviço de Gestão de Interligações à rede Europeia s-TESTA

Portais

  • Serviço de Gestão do Portal do Governo
  • Serviço Portal da Presidência Portuguesa da União Europeia
  • Serviço de Alojamento de sítios internet
  • Serviço de Desenvolvimento de sítios internet
  • Serviço de Gestão de Conteúdos em sítios internet

2. Serviços Profissionais

IV. Serviços Projectos e-GOV

Consultoria

  • Protocolos especiais de Certificação Electrónica
  • Protocolos especiais de Consultoria Tecnológica
  • Serviços de Consultoria Tecnológica nas áreas de especialização dos departamentos do CEGER
  • Serviço DIGESTO e Integração com o Diário da República Electrónico
  • Serviço DIRECTIVAS
  • Serviço DIPLOMAS
  • Outros Serviços de Suporte Tecnológico CEJUR

Projecto

  • Projectos especializados em Segurança, Comunicações ou Sistemas de Apoio à Decisão do Governo e Administração Pública (Nacionais)
  • Projectos especializados em Segurança, Comunicações ou Sistemas de Apoio à Decisão do Governo e Administração Pública (Internacionais)
  • Outros Projectos (Nacionais/Internacionais)