O Diretor

José Manuel Louro Pereira

Licenciado em Engenharia Informática pela Universidade Autónoma de Lisboa é pós-graduado em Gestão e Políticas Públicas pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas e com uma formação complementar estrategicamente orientada para a renovação de conhecimentos contínuos nas 4 matérias sobre as quais o percurso profissional tem incidido, áreas de Tecnologias da Informação, Segurança da Informação, Cibersegurança e Proteção de Dados, nomeadamente no respetivo contexto tecnológico e legislativo (metodologias, ferramentas, legislação, protocolos, plataformas).
 
Titular de uma trajetória profissional extensa, maioritariamente dedicada à causa pública, grande parte concomitante à gestão e liderança de recursos humanos e financeiros, acompanhou a evolução tecnológica e legislativa dos 4 vetores supracitados e a sua crescente preponderância nas organizações públicas e privadas, nomeadamente em organizações de grande dimensão, com dispersão geográfica, nas áreas governativas da Justiça, da Saúde e das Finanças e, como consultor, no setor privado.
 
Na área das Tecnologias de Informação foi responsável por projetos nas áreas de networking, designadamente no desenho e implementação de soluções para Core de Networking, Centros de Dados e Campus, e na componente de Segurança de Tecnologias de Informação.

Na área da Segurança da Informação foi responsável pela implementação de Sistemas de Gestão de Segurança da Informação (SGSI) nas áreas governativas da Justiça e das Finanças e foi responsável por processos de certificação na área dos operadores de comunicações e na área governativa das Finanças.

Na área da Cibersegurança foi responsável pelo desenho, conceção e implementação de Security Operation Center na Saúde (SPMS) e Finanças (ESPAP).

Na área da Proteção de Dados foi coordenador da respetiva unidade concomitante ao desempenho de Encarregado de Proteção de Dados nos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

No setor privado foi responsável por trabalhos de Consultoria de Segurança da Informação, Cibersegurança e Proteção de Dados no setor da banca, no setor da indústria e da energia, na Europa e África.
 
Observando a longevidade da carreira profissional teve ainda a distinção na participação em projetos interorganizacionais, interinstitucionais e internacionais, incluindo estudos e projetos de modernização, inovação e simplificação de processos, nomeadamente Rede Judiciária Europeia (RJE), e-Justice e e-CODEX.

Conteúdo atualizado em: terça-feira, 4 de julho de 2023

Atualize as suas preferências de cookies